terça-feira, 9 de março de 2010

Posturas

Em primeiro lugar gostaria de mostrar o meu agradecimento aos meus amigos que têm vindo a fazer alguma força para a criação deste blog! João, e o último empurrãozinho foi teu! Obrigado.

Quanto às criações, estando nós no auge das mesmas, parece-me importante dar a minha opinião relativa às posturas das minhas aves. Assim sendo, quando aos Diamantes Mandarins deixo fazer 3/ 4 posturas por época, conforme o número de crias e a altura do ano. Mais do que isto, considero que estamos a explorar as aves sem qualquer necessidade (Não é que às vezes não me apeteça tirar mais algumas aves de uma determinada mutação ou casal mas não o faço, pois sei que se tratar bem daquele casal no ano seguinte continuarei a tirar bons exemplares).

Tenho criado sempre a partir de Dezembro/ Janeiro, pois quando começa a vir muito calor os resultados tendem a desiludir! Existem criadores que criam o ano todo, rodando os casais (quando uns estão a criar outros estão parados e outros em muda), mas nunca experimentei este método, pois também a altura das exposições condiciona todo este processo.

Atenção à falta de cálcio, especialmente nas fêmeas, pois com o andar das posturas a coisa pode agravar!

Quanto às crias, ajusto o seu número se tiver casais com filhotes sensivelmente da mesma idade - penso que 2 a 3 aves de cada vez é um número razoável por casal. Podemos tirar crias mais débeis com ninhadas de 4/5/6... e os próprios pais sofrem muito para dar conta de todos!

Boas criações a todos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário