quinta-feira, 11 de março de 2010

Mutações nos Diamantes Mandarins

Este é um tema que muita gente ainda não domina, mas se conseguirmos perceber como as mutações se comportam, será mais fácil obter os resultados pretendidos. Assim:


Mutações Dominantes (Não existem portadores - é usual juntar-se um puro com outra mutação):
- Cinzento
- Face Negra
- Pastel
- Poupa

Mutações Recessivas (Existem puros e portadores - é usual juntar-se puro com portador ou puro com puro, conforme os acasalamentos pretendidos):
- Peito Negro
- Branco
- Selado
- Bochecha Negra
- Peito Laranja
- Peito Branco (Pinguim)
- Phaeo (ex Isabel)
- Malhado
- Bico Amarelo

Mutações recessivas ligadas ao sexo (Existem puros e machos portadores - é usual acasalar aves puras ou macho portador x fêmea pura):
- Dorso Claro
- Diluído
- Castanho

A partir daqui conseguimos inumeras combinações de mutações!

3 comentários:

  1. Olá Rui, esse artigo está muito bom porque eu até agora desconhecia quais as mutações que eram Dominantes, as recessivas e as recessivas ligadas ao sexo!!
    Se poderes e se quizeres podias colocar essa informação no Fórum dos Exóticos, porque muita gente não deve saber isso, assim como eu desconhecia por completo o que pertencia a quem.

    Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
  2. Boas desde ja parabens esta espetacular, mas acho que deviasd de por imagens a demonstrar as mutaçoes.
    Tambem podias por algumas combinaçoes.

    ResponderEliminar
  3. imagens ou fotos das mutações dava muito jeito a quem esta a começar como eu e nada sei destes belos passarinhos, ja agora tenho 1 casal em que a diferença dos cor original é o cinzento mais claro mas não sei o nome da mutação mas pelo o que me aprecebo talves seja o diluido mas 1 ajuda de quem sabe dava jeito

    Abraço
    Joaquim

    ResponderEliminar