quarta-feira, 7 de abril de 2010

Standard oficial da O.M.J. (Ordem Mundial de Juizes)

Tradução para português, efectuada pela Comissão Técnica de Exóticos do C.P.J.O. (Colégio Português de Juizes de Ornitofilia)

Tipo
As diferentes partes do corpo deverão estar em harmonia. A ave não deve ser nem muito magra nem muito gorda. O peito é bem arredondado, sem angulações ou parte inferior pesada. A nuca não é muito arredondada e não apresenta nem concavidades nem saliências. As asas, bem aderentes ao corpo, não ultrapassam a linha do dorso, sem estar cruzadas nem descaídas. As penas da cauda são arredondadas e bem cerradas. Os dedos e as unhas devem ter um aspecto bem cuidado. As patas sem escamas.

Tamanho - Forma
O comprimento total do Diamante Mandarim, medido desde a ponta do bico à extremidade da cauda, é de 11,5 cm. As espáduas largas, a cabeça grande e o peito cheio dão à ave uma massa harmoniosa. A cabeça é bem arredondada e a fronte pouco abaulada. O bico é cónico, limpo, com a parte superior lisa. Atitude A posição ideal do Diamante Mandarim apresenta um angulo aproximado de 45º em relação ao plano horizontal. As pernas são ligeiramente flectidas.

Cor
Todas as cores da cabeça, da nuca, do dorso, do peito, do ventre, da cauda, das bochechas e dos flancos devem corresponder à descrição do "standard". O mesmo se aplica ao bico e às patas.

Desenho
Compreende todas as marcações características visíveis específicas de cada mutação ou combinação de determinada da ave.

Plumagem
A plumagem deve ser cuidada, brilhante, lisa e bem aderente ao corpo.

Condição
A ave deve apresentar-se em boa condição, sem falta de penas, dedos ou unhas, mostrando-se a ave de boa saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário