domingo, 25 de abril de 2010

Juvenis 2010

Aqui vão mais algumas fotos de aves de 2010, a maioria ainda a fazer a primeira muda.


















segunda-feira, 12 de abril de 2010

Hibridações dos Diamantes Mandarins com outros exóticos

Cá vai mais uma curiosidade: estes cruzamentos dão aves muito lindas. E não são só vistas em fotografias, pois eu no Mundial tive o prazer de ver algumas delas.

Agora resta saber se quem faz este tipo de cruzamentos os faz conscientemente e com objectivos concretos ou se apenas está a estragar as espécies... fica para uma futura troca de opiniões!!





Decifrado genoma do mandarim

Este é o segundo genoma de uma ave a ser descodificado. O primeiro foi o da galinha. No caso do mandarim, a vantagem é que esta é uma ave cantora, que tem de aprender o seu canto com os pais, tal como acontece com a aprendizagem da linguagem falada nos seres humanos. Estudo envolveu grupo alargado de investigadores de vários países e é publicado na 'Nature'.

Primeiro foram as galinhas, e agora foi a vez de ser descodificado o genoma do mandarim, um pequeno pássaro canoro originário da Austrália, que tem muito que contar. E cantar. Estes são os únicos dois genomas completos de aves até agora decifrados pela ciência. E o do mandarim tem a grande vantagem de desvendar o código de uma espécie que, tal como os seres humanos, tem de aprender as suas vocalizações com os pais - ou com os mais velhos. Esta característica em comum, pensam os cientistas que fizeram o estudo e o publicam hoje na revista Nature, poderá ser uma mais-valia para o estudo das bases genéticas da vocalização humana também.

Realizada por um vasto grupo internacional de cientistas e de centros de investigação, e apoiada pelo National Human Genome Research Institute (NHGRI), nos EUA, a descodificação do genoma do mandarim permitiu identificar mais de 800 genes que têm um papel na capacidade deste pássaro de aprender e elaborar a partir daí os seus cantos.

Mas não ficam por aqui as novidades. Outra descoberta importante tem que ver com o facto de o canto destes passarinhos envolver uma actividade genética regulatória a nível cerebral que se baseia, não em genes mas em pedaços do genoma que têm sido considerados como junk DNA - ou lixo genético, traduzindo à letra.

Os cientistas já tinham começado a perceber que estes bocados de genoma que não codificam genes, e cuja função foi durante muito tempo um mistério, também estão afinal envolvidos em funções importantes. A descodificação do genoma do mandarim vem não só confirmar isso como dar pistas para algumas possíveis funções. Neste caso a que tem que ver com a elaboração da sua linguagem.

"Comparando o genoma do mandarim com o genoma humano deveremos poder agora ampliar os nossos conhecimentos sobre as vocalizações humanas e a sua aprendizagem", afirmou o director do NHGRI, Eric Green, sublinhando que "essa informação poderá ajudar os investigadores que estão envolvidos no desenvolvimento de novas formas de diagnóstico e de tratamento de perturbações da linguagem, como a gaguez, ou o autismo".

Para David Clayton, que estuda o sistema neuronal do mandarim e que participou na descodificação do seu genoma, o facto de a equipa ter verificado o envolvimento do tal material genético que não codifica genes na actividade canora destes pássaros "é uma boa surpresa", porque confirma a sua importância.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Standard oficial da O.M.J. (Ordem Mundial de Juizes)

Tradução para português, efectuada pela Comissão Técnica de Exóticos do C.P.J.O. (Colégio Português de Juizes de Ornitofilia)

Tipo
As diferentes partes do corpo deverão estar em harmonia. A ave não deve ser nem muito magra nem muito gorda. O peito é bem arredondado, sem angulações ou parte inferior pesada. A nuca não é muito arredondada e não apresenta nem concavidades nem saliências. As asas, bem aderentes ao corpo, não ultrapassam a linha do dorso, sem estar cruzadas nem descaídas. As penas da cauda são arredondadas e bem cerradas. Os dedos e as unhas devem ter um aspecto bem cuidado. As patas sem escamas.

Tamanho - Forma
O comprimento total do Diamante Mandarim, medido desde a ponta do bico à extremidade da cauda, é de 11,5 cm. As espáduas largas, a cabeça grande e o peito cheio dão à ave uma massa harmoniosa. A cabeça é bem arredondada e a fronte pouco abaulada. O bico é cónico, limpo, com a parte superior lisa. Atitude A posição ideal do Diamante Mandarim apresenta um angulo aproximado de 45º em relação ao plano horizontal. As pernas são ligeiramente flectidas.

Cor
Todas as cores da cabeça, da nuca, do dorso, do peito, do ventre, da cauda, das bochechas e dos flancos devem corresponder à descrição do "standard". O mesmo se aplica ao bico e às patas.

Desenho
Compreende todas as marcações características visíveis específicas de cada mutação ou combinação de determinada da ave.

Plumagem
A plumagem deve ser cuidada, brilhante, lisa e bem aderente ao corpo.

Condição
A ave deve apresentar-se em boa condição, sem falta de penas, dedos ou unhas, mostrando-se a ave de boa saúde.

domingo, 4 de abril de 2010

Cinzentos clássicos


Uma Fême Cinzenta Dorso Claro Pastel que teimava em não ser fotografada!


Um macho Cinzento Dorso Claro com as suas quatro crias

sábado, 3 de abril de 2010

Cinzento Peito Branco (Pinguim) (F)


Cinzento Peito Negro (M)


Cinzento Peito Negro portador de Peito Laranja (M)


Cinzento Peito Negro (F)