domingo, 28 de março de 2010

Novas instalações

E isto é o que tenho vindo a construir a pouco e pouco. Acho que está a ficar muito porreiro. Espero que gostem.











Instalações Actuais

Estas são algumas fotos das minhas instalações actuais. Estou a preparar umas novas, que a pouco e pouco vou pondo ao meu gosto. Não arrisco a levar já para lá as aves pois uma mudança a meio das criações pode ser catastrófica!









sexta-feira, 19 de março de 2010

quinta-feira, 18 de março de 2010

Aves de 2010

Aqui estão as primeiras fotos de alguns juvenis de 2010. A maioria ainda não tem a muda feita, mas já estou a gostar de algumas qualidades!! :)
Brevemente vou pondo mais.









sábado, 13 de março de 2010

Dissabor!

Boa noite,

Hoje quando fui tratar das minhas aves constatei que tinha dois juvenis mortos no chão de uma voadora que tenho, aves que tinham sido separadas há dois dias dos pais.....

Asneira! Separei três filhotes e dois morreram, só pode ter sido por não se estarem a alimentar sozinhos autonomamente.

Mais ainda, eu já os tinha visto a comer sozinhos alguns dias antes de os separar e ainda dei mais dois ou três dias de desconto para estar à vontade!

E já separei três dias antes destes uma ninhada maior de outro casal que tinham nascido na mesma altura, e com esses está tudo ok.

Ainda por cima tinha estado ontem a comentar com uns amigos que este ano não tenho tido problemas com o desmame dos filhotes e.... agora toma, já lá vão dois. E vamos ver se o terceiro que lá ficou não vai desta para melhor!!

Fiquei muito chateado comigo mesmo, pois sinto culpa nestas mortes, mas já está, o que posso fazer é redobrar a atenção neste casal na próxima ninhada...

Pessoal, eu estava perfeitamente convicto que eles já comiam muito bem sozinhos. O meu conselho vai no sentido de, se tiverem ainda dúvidas se as aves á estão a comer ou não, deixem estar mais uns dias com os pais, sempre om atenção para ver se eles não os picam...

quinta-feira, 11 de março de 2010

Mutações nos Diamantes Mandarins

Este é um tema que muita gente ainda não domina, mas se conseguirmos perceber como as mutações se comportam, será mais fácil obter os resultados pretendidos. Assim:


Mutações Dominantes (Não existem portadores - é usual juntar-se um puro com outra mutação):
- Cinzento
- Face Negra
- Pastel
- Poupa

Mutações Recessivas (Existem puros e portadores - é usual juntar-se puro com portador ou puro com puro, conforme os acasalamentos pretendidos):
- Peito Negro
- Branco
- Selado
- Bochecha Negra
- Peito Laranja
- Peito Branco (Pinguim)
- Phaeo (ex Isabel)
- Malhado
- Bico Amarelo

Mutações recessivas ligadas ao sexo (Existem puros e machos portadores - é usual acasalar aves puras ou macho portador x fêmea pura):
- Dorso Claro
- Diluído
- Castanho

A partir daqui conseguimos inumeras combinações de mutações!

terça-feira, 9 de março de 2010

Posturas

Em primeiro lugar gostaria de mostrar o meu agradecimento aos meus amigos que têm vindo a fazer alguma força para a criação deste blog! João, e o último empurrãozinho foi teu! Obrigado.

Quanto às criações, estando nós no auge das mesmas, parece-me importante dar a minha opinião relativa às posturas das minhas aves. Assim sendo, quando aos Diamantes Mandarins deixo fazer 3/ 4 posturas por época, conforme o número de crias e a altura do ano. Mais do que isto, considero que estamos a explorar as aves sem qualquer necessidade (Não é que às vezes não me apeteça tirar mais algumas aves de uma determinada mutação ou casal mas não o faço, pois sei que se tratar bem daquele casal no ano seguinte continuarei a tirar bons exemplares).

Tenho criado sempre a partir de Dezembro/ Janeiro, pois quando começa a vir muito calor os resultados tendem a desiludir! Existem criadores que criam o ano todo, rodando os casais (quando uns estão a criar outros estão parados e outros em muda), mas nunca experimentei este método, pois também a altura das exposições condiciona todo este processo.

Atenção à falta de cálcio, especialmente nas fêmeas, pois com o andar das posturas a coisa pode agravar!

Quanto às crias, ajusto o seu número se tiver casais com filhotes sensivelmente da mesma idade - penso que 2 a 3 aves de cada vez é um número razoável por casal. Podemos tirar crias mais débeis com ninhadas de 4/5/6... e os próprios pais sofrem muito para dar conta de todos!

Boas criações a todos!!!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Aves Premiadas

Algumas das minhas aves premiadas em anos anteriores:











Outras Aves do Mundial

Também não posso deixar de partilhar algumas fotos de outras aves que por lá encontrei, e digo-vos, algumas só as tinha visto mesmo em documentários!

Muito boas mesmo!